Entre em contato
  • Os benefícios da Vitamina D

    vitamina D tem ganhado cada vez mais atenção no que diz respeito a dieta e suplementação. De fato, os benefícios da vitamina D são numerosos, e a sua deficiência bastante perigosa e indesejável. Trata-se, porém, de uma vitamina que o corpo é capaz de produzir, contanto que seja exposto a níveis adequados de luz solar.

    Mesmo assim, muitas pessoas estão sujeitas à deficiência, que deve ser corrigida através de alimentos com vitamina D ou com uma suplementação adequada recomendada por um médico. Vamos conferir os benefícios da vitamina D, e dessa forma você compreenderá para que serve esta vitamina em seu organismo, além de conhecer suas principais fontes naturais.

    1. Saúde Óssea

    Entre os benefícios da vitamina D, certamente o mais conhecido é a sua função no desenvolvimento e na manutenção dos ossos. Essa propriedade se deve à regulação do cálcio, que é feita pela vitamina D. Nesse sentido, a vitamina D estimula uma maior densidade óssea, de forma que colabora para um crescimento saudável das crianças e evita a osteoporose nos adultos e idosos.

    2. Maior Imunidade

    Assim como muitas outras vitaminas, a vitamina D tem entre suas funções a capacidade de estimular o sistema imunológico. A sua influência é verificável através de um estudo publicado em julho de 2014 na Today’s Dietitian, que conclui que crianças com bons níveis de vitamina D são mais raramente infectadas pela gripe. Naturalmente, essa potência ampliada do sistema imunológico também é capaz de proteger o corpo de muitas outras doenças.

    3. Reduz o Risco de Diabetes

    A redução do risco de diabetes é também um dos benefícios da vitamina D. Isso ocorre pois essa vitamina possui um impacto positivo sobre a secreção de insulina, de modo que amplia a capacidade do corpo de processar o açúcar e, dessa forma, evita o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

    4. Saúde Cardiovascular

    No que se refere ao sistema cardiovascular, há um efeito positivo direto da vitamina D sobre as artérias. Verificou-se que as artérias de pessoas com bons níveis de vitamina D possuem paredes menos rígidas, de forma que a arteriosclerose é evitada ou mesmo aliviada. Esse efeito reduz, por sua vez, a pressão arterial de pessoas hipertensas, além de estabelecer um menor risco de infarto do miocárdio.

    5. Proteção a Nível Genético

    Estudos recentes apontam para a proteção que a vitamina D fornece a centenas de genes. Sem essa proteção, esses genes se tornam sujeitos a alterações nocivas, que muitas vezes figuram como causas do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e autoimunes, mas sobretudo do câncer.

    • 7. Performance Mental
    • 8. Perda de Peso
    • 9. Ganho de Massa Muscular

    Fonte: Mundo Boa Forma

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego. Ao usar nosso site, você concorda com nossa política de privacidade e uso de cookies.